Cleyson Dellcorso

Um Imperador está ficando popular no Brasil

Cada vez mais nos treinamentos organizacionais ou em sessões de Aconselhamento / Mentoria, ações com embasamento na Filosofia Estoica se fazem presentes.

As tensões políticas são altas e as pessoas querem sentir que têm controle sobre suas próprias vidas. Queremos ser capazes de encontrar uma sensação de calma, não importa quais sejam as circunstâncias. Todos precisamos de uma fonte de clareza, calma e fortaleza.

A perspectiva estoica pede que você considere a razão e examine tudo o que ocorre ou se apresenta a você. A humildade é a força motriz da filosofia, e seus ensinamentos práticos a tornam útil para a maioria, se não para todas as pessoas. O mundo certamente poderia ver mais humildade em todas as áreas.

O Imperador romano Marco Aurelio (121 dC-180 dC), tem sido uma excelente fonte de material, pois como Filosofo Estoico deixou um diário (Meditações de Marco Aurélio), rico em ensinamentos, que são úteis até hoje, tanto para a vida pessoal quanto profissional.

As Meditações se concentram em examinar e quebrar situações que todos nós encontramos, como encarar a morte como parte da vida, abraçar a mudança como uma função necessária da vida e desenvolver uma fortaleza interior impenetrável às influências do mundo exterior. A sabedoria acumulada aqui também é aplicável exclusivamente ao aprendizado, relacionamentos e liderança.

“Aquilo que é um obstáculo neste caminho nos ajuda neste caminho.”

Treine-se para ver os obstáculos como oportunidades. Em vez de definir os eventos como bons ou ruins, veja-os como o caminho para o seu sucesso. Considere os diferentes componentes que criaram esse problema e se um deles oferece uma solução. Esse mesmo obstáculo, com o qual os outros se emocionarão e perderão tempo e energia, você pode procurar diretamente por orientação para atingir seu objetivo.

“Mas a inteligência e a razão são capazes de passar por tudo que se opõe a elas…”

Finalmente, um conselho simples, atemporal e universal, que muitas vezes é descartado. Seja sincero e faça o que é certo. Que Marco Aurélio e suas Meditações sirvam como exemplos de que cada um de nós tem a opção de exercer a razão e o autocontrole. Mesmo nós, humanos modernos, precisamos ser lembrados de que a calma interior e o controle estão sempre ao nosso alcance.

Abaixo deixo uma relação de bons materiais sobre o assunto que colhi, aqui e ali, e que poderá auxiliar você nesta área do conhecimento:

Quem foi Marco Aurélio? 

9 Duras Lições de Marco Aurélio Imperador | Estoicismo Aplicado (Vídeo)

Marco Aurélio: 5 lições para aprender com as Meditações

Se quiser conhecer mais sobre Marco Aurelio, indico esta edição de “Meditações de Marco Aurelio” 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Este site usa cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.