Cleyson Dellcorso

Você é uma pessoa feliz?

Você é uma pessoa feliz?

 

A felicidade da vida depende da qualidade de nossos pensamentos. (Marco Aurélio)

No início da era cristã o Filósofo e Imperador Marco Aurélio já nos alertava sobre a influência do tipo e da qualidade de nossos pensamentos para uma vida mais plena. Hoje, a ciência já comprova que ele estava certo.

Pouco antes do Imperador ter feito este alerta, o Filósofo e escravo Epicteto dizia que “o maior e mais impressionante trunfo de uma pessoa, não é sobre outras pessoa ou forças inimigas, mas sobre si mesmo”. Ele falava sobre nossas limitações, nossos gênios, nossos egos, nossos desejos mesquinhos. São impulsos comuns a todos nós; o que nos diferencia é conseguirmos nos colocar acima deles.

O que nos torna especiais é o que somos capazes de fazer com esse material imperfeito com o qual nascemos.

Estes dois Filósofos, ainda nos ensinam, quase dois mil anos depois, que para sermos felizes, nós e somente nós, somos os artífices que podem construir a nossa própria felicidade.

Infelizmente, costumamos entregar, com muita facilidade, nossas mentes a outras pessoas, deixando-as entrar em nossa cabeça ou nos fazendo sentir ou nos comportar de determinada maneira.

Independente das situações externas que estão sobre nós, ainda cabe a cada um escolher como vamos reagir frente a esta situação. A escolha é pessoal. Não são as coisas que nos incomodam, mas nossos julgamentos a respeito delas.

Um livro muito antigo, escrito na mesma época dos dois Filósofos citados nos traz o alerta: “Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração.”

Costumamos, com muita frequência associar a nossa felicidade a algum tipo de posse ou propriedade sobre bens materiais. Costumamos dizer – seria feliz se tivesse um novo carro… quando mudar para uma casa maior….. como posso ser feliz com as roupas que tenho?  E assim por diante. Fica fácil perceber que nunca a felicidade será alcançada para estas pessoas, pois quando atingem uma meta, que supostamente lhe traria felicidade, uma outra é colocada em seu lugar, o que faz com a felicidade ande sempre adiante, portanto nunca alcançada.

Coisas materiais, podem ser perdidas e com elas a nossa felicidade. Qualquer acontecimento fortuito pode destruir a felicidade que tanto buscamos.

Você só pode perder o que tem. Você não controla seus bens, portanto, não lhes atribua mais valor do que merecem. (Epicteto)

 

Assine nossos Canais: https://linktr.ee/mediteonline

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Este site usa cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.