Cleyson Dellcorso

São tantas as emoções….

São tantas as emoções

Trabalhar com as emoções é algo complicado.

São tantos os elementos que interagem entre si para formar uma emoção que, além de interferir em nosso humor, causam outros desconfortos, físicos ou mentais.

É comum usar as palavras emoção e sentimento como sinônimos, porém elas têm significados distintos. De uma maneira geral podemos dizer que uma emoção cria um sentimento, que por sua vez, este pode criar emoções e outros sentimentos.

Resumindo:

Emoção = Reação do cérebro a um estímulo ambiental

Sentimento= Resultado de uma experiencia emocional

Até 1980 acreditava-se que os pensamentos conseguiam mudar o nosso estado de espírito e nossas emoções, mas depois descobriu-se que o contrário também pode acontecer: nosso estado de espírito pode mudar nossos pensamentos. O entendimento deste mecanismo é muito importante para avaliar os acontecimentos em nossa vida, isto é, o que colhemos ao longo do caminho é resultado direto dos nossos pensamentos e de nossos sentimentos.

Para facilitar, veja esta situação:

PENSAMENTOS ­­–> SENTIMENTOS –> AÇÕES –> RESULTADOS

Pensamentos geram sentimentos, que geram ações e produzem resultados, porém também é válida a relação:

            SENTIMENTOS –> PENSAMENTOS ­­ –> AÇÕES –> RESULTADOS

Sentimentos geram Pensamentos, que geram ações e produzem resultados

Com as relações acima podemos observar que tanto nossos pensamentos quanto nossos sentimentos são responsáveis pelos resultados que obtemos em nossa vida pessoal e profissional, portanto se quisermos viver com qualidade, uma vida que tenha felicidade e realização, certamente devemos investir em cuidar de nossos pensamentos e sentimentos.

A melhor alternativa para cuidar de nossos pensamentos é saber identificá-los, controlá-los e cuidar para que não interfiram em nossos sentimentos, negativamente.

Isto somente será possível se atentarmos para um novo estilo de vida que nos capacita a estar atentos para os fatos quando eles acontecem, como realmente acontecem e principalmente, os motivos pelos quais eles acontecem. Após examinar estas características, o próximo passo será observar o motivo deles interferirem em nossos sentimentos.

Este novo estilo de vida, viver em atenção plena, já tem alguns séculos de experiencia e sucesso, porem somente agora vem tomando consistência no mundo ocidental.

O momento de adotar esta técnica é agora, pois é fácil de se prever que muito brevemente, a infelicidade, a depressão e a ansiedade terão se tornado condição humana normal, tomando lugar da felicidade e do contentamento.

Se são tantas as emoções, quais resultados você quer para sua vida?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.