Cleyson Dellcorso

Algumas citações de Lao Tzu que ainda nos auxiliam

Algumas citações de Lao Tzu que ainda nos auxiliam

Muitos alunos me perguntam como é possível que personagens que viveram há mais de 2500 anos ainda têm conteúdo e ensinamentos a transmitir . Outros perguntam como estes personagens conseguiam pensar tão profundamente sem auxílio da tecnologia ou de grandes laboratórios.

Talvez por não ter uma resposta que não leve a outras perguntas, costumo responder, em tom de blague, que talvez uma pergunta explique a outra. Brinco que a tecnologia e as facilidades que temos à nossa disposição, diminuem o nosso pensamento crítico, nosso poder de dedução e que tudo isso nos faz desaprender a pensar – concluo a afirmação jocosa com a frase: e eles não tinham TV….

Na verdade, após responder a este tipo de questionamento, fico pensando: Como é possível?

Lao Tzu, foi um Filósofo chinês nascido no norte da China, também conhecido como Lao-tsé e pode ter sido um shih, isto é, arquivista, historiador e astrólogo na corte da dinastia Chou aproximadamente 500 anos antes de Cristo.

Acompanhe algumas citações deste Filósofo e que ainda nos são úteis:

“Aquele que sabe não fala. Aquele que fala não sabe”

O silêncio é, por vezes, o verdadeiro poder. Parece poderoso quando fala menos.

O mais inseguro fala mais alto, e o mais confiante fala menos. As pessoas inseguras falam antes de pensar, e as pessoas confiantes pensam antes de falar.

As pessoas ignorantes procuram aprovação e validação. Têm a capacidade de falar tanto e de não dizer nada ao mesmo tempo.

Pensam que a vida é competir contra o que a outra pessoa tem a dizer e são incapazes de relaxar em vez disso.

As pessoas sábias são calmas e sossegadas. Têm autocontrole sobre si próprias e sabem quando é o momento certo para falar. Quando falam, as suas palavras fazem sentido e nunca procuram a validação e aprovação dos outros.

“Quando você se aceita, o mundo inteiro aceita você”

Pare de esperar que o mundo aceite e o ame pelo que você é. Se esperar, vai esperar para sempre. Pare de esperar e comece já a sentir-se aceite.

Tenha autocompaixão e seja menos duro com você mesmo. Se quiser mudar, comece a mudar dentro de você. Para mudar, comece primeiro por si próprio.

O teu mundo interior reflete no teu mundo exterior.

“Responda inteligentemente mesmo a um tratamento ininteligente”

As pessoas ignorantes querem que você seja igual a elas. Nunca o permita.

Deve permanecer sábio, por muito que alguém tente trazer à tona o pior de si.

A sua sabedoria fará as pessoas ignorantes pensar, talvez não neste momento, mas mais tarde, elas pensarão no que você disse.

Nunca deixe que a crueldade deste mundo o impeça de ser gentil. Isto só irá inspirar outras pessoas a manterem-se fiéis a quem são.

Se não tiver outra escolha senão responder à situação, basta dizer coisas como “Está bem”, o melhor é não alimentar a energia negativa

“Se corrigir a sua mente, o resto da sua vida será tranquila”

Se o seu mundo interior é caótico, o seu mundo exterior torna-se caótico. Se estiver consciente dos pensamentos destrutivos que se infiltram transforme-os em pensamentos saudáveis.

A maioria das pessoas desconhece a sua própria mentalidade e a forma como pensam.

Ser mau para si próprio também é ignorância.

Torne-se mais consciente do seu pensamento, e da mentalidade que tem sobre a vida.

Observe que pensamentos de mais de 2500 anos, podem auxiliar a você e a mim no século XXI. Conseguiu identificar algo que possa ainda auxiliar você? Deixe nos comentários ou mande uma mensagem com a sua descoberta.

Nunca tenha pressa, aproveite o processo, fale menos, a menos que seja importante, aceite-se a si próprio primeiro, seja sábio para com as pessoas estúpidas, deixe de se importar com o que os outros pensam de você.

Viva, seja Feliz e tenha uma vida com significado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Este site usa cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.